Lago? Lagoa? Qual a diferença?

Duas das Orixás que cultuo Obá e Nanã recebem suas oferendas, respectivamente, em lagoas dentro da mata e lagos.

Porém uma coisa sempre me deixou em dúvida, qual a diferença entre lagoa e lago?

Nas minhas pesquisas em livros e internet me fizeram ficar entre confuso e esclarecido, explico porque, nas respostas dadas por geógrafos, muito científicas me deixaram extremamente confuso, e as respostas dadas por leigo, apesar de explicar sempre fica aquela pontinha de dúvida sobre a correção da informação.

Vamos aos dados.

A maior diferença entre lago e lagoa está no tamanho, em geral os lagos são maiores que as lagoas.

Outra definição que achei interessante foi que os lágos em geral tem um rio ou riacho que regula a entrada e saída de água do mesmo, já as lagoas não, essas tem seu abastecimento de água oriundo dos lençóis de água subterrâneos.

Bom com essas informações acho que posso dar continuidade à série de artigos sobre os Orixás que regem o Mistério Ancião.

Um abraço fraterno.

Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda