Imagens na Umbanda - Idolatria ou não?


Salve, salve, Galerinha do bem!!!



Em função dos constantes ataques de radicais cristãos a terreiros de Umbanda e Candomblé resolvi escrever sobre um dos motivos que levam essas pessoas a atacar terreiros e muitas vezes até nos agredir em via pública que é a Idolatria.

Será que o Umbandista e o Candomblecista são realmente idólatras? 

Pois eu afirmo com 100% de convicção de que não somos idólatras! 

Nossos Orixás não são as imagens vendidas em gesso, madeira ou resina, que comumente encontramos nas lojas de artigos religiosos. Quando colocamos imagens em nossos altares sabemos que são apenas uma representação simbólica do todo que representa nossos Orixás ou Guias.

Antes das imagens serem devidamente colocadas no altar passam por alguns procedimentos para imantá-las e consagrá-las ao Orixá ou Guia aos quais estão consagradas. Esses procedimentos podem variar de casa para casa conforme a orientação do dirigente e/ou guia chefe. Pode ser lavagem com ervas, limpeza com alfazema, defumação, cruzamento com pemba, cruzamento pelo próprio Orixá ou Guia incorporado em seu médium. etc.

Nós louvamos nossos Orixás enquanto forças da natureza, individualizações do Todo que alguns chamam de Deus outros de Olorum, Nzambi, Olodumare etc. O mesmo pensamento se aplica às imagens de nossos guias. Temos plena consciência de que uma estatueta de gesso, madeira ou resina não é o guia mas tão somente uma representação dele.

Segundo o Dicionário Michaelis idolatria significa "Ação de cultuar ídolos; o culto que se faz aos ídolos.", sendo assim, nós Umbandistas e Candomblecistas não somos, nunca fomos e nunca seremos idólatras como muitas pessoas que desconhecem a Umbanda e o Candomblé adoram afirmar erroneamente.

As imagens foram introduzidas no culto umbandista como forma de tornar mais tranquila a experiência de pessoas que vinham pela primeira vez a um terreiro de Umbanda. Em função dos impropérios que pessoas ignorantes espalham a torto e a direito a maior parte das pessoas que chegam em nossos terreiros esperam encontrar algo demoníaco e ao se deparar com imagens de santos católicos, em alguns terreiros até de anjos, esse impacto é suavizado mostrando ao visitante o que é a Umbanda verdadeiramente. 


Fica então meu abraço fraterno.



Pai Daniel
O Japa Umbanista

Comentários

APITTIA disse…
Não deixa de ser idolatria...
"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:3-4
Não venha com proselitismo,hipocrisia, aceite q são idólatras e ponto final.
paidanieldexango disse…
Apittia, será idolatria para VOCÊ que segue esse livro que pra mim não tem valor algum. Limite-se a dar suas opiniões a quem as pedir.
Carlos disse…
É , de fato , pelo que eu já pesquisei a respeito dos cultos de matriz africana , não há idolatria , há sim , representação simbólica ,e concretizações da abstração , sempre no intuito de canalizar e preservar determinadas energias sagradas . Baseado no conceito de idolatria retrocitado , me parece que o mesmo se encaixa melhor , quando há culto a personalidade , de outrem ou de si mesmo , gerando intransigência , e desta o fanatismo .

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

As quartinhas na Umbanda

O Alguidar na Umbanda