Oferendas

Certa vez estava numa gira de pretos velhos, na época eu ainda era cambone, não me lembro o nome do preto velho, mas certamente ele sabe quem sou eu e vai se lembrar dessa gira, pois eu nunca me esqueci.
Foi uma gira como todas as giras de preto velho, casa cheia, alguns médiuns de incoporação não puderam estar presentes por problemas pessoais isso fez com que a gira se alongasse um pouco mais.
Como de costume eu costumava cambonar os guias de um médium com quem me afinisava muito.
Tocam os atabaques canta-se para saudar o nosso dirigente espiritual, abrir gira, defumação, saudação dos compadres e chamada dos guias, tudo como de costume, e a gira correu tudo bem graças a Deus.
Já cansado digo ao preto velho:
"Paizinho já acabou a assistência o senhor precisa de mais alguma coisa?"
Ele responde:
"Sim fio, esse nego véio qué prosea coce."
Eu digo:
"Claro, meu pai."
Preto Velho:
"Se abanca no toco."
Eu me sentei e então ele começou a falar:
"Fio eu percebi a vossa prosa mentar com seu véio sobre uma oferenda pra lhe ajudar nos caminho e esse véio vai insina uma proce, iscrivinha aí no paper."
Eu peguei a prancheta com papeis e uma caneta para escrever o que ele ia me passar.
Ele disse:
"Filho, pegue um alguidar bem grande e nele deposite um pacote grande fé, 7 punhados de esperança, um pedaço grande de alegria e entregue de coração a Pai Oxalá"
Ele completou:
"Fio o que di mió oceis tem pra ofertá é o coração do céis, a fé do céis e nada mais, as oferenda qui nóis passa é só argo materiar pra ajudá ocêis, o mais importante tá é nas oração co ceis faiz pra ativar a oferenda. Hehehehe é uma maneira qui nois incontra di faze o ceis reza um pouco."
Eu muito emocionado com as palavras dele pedi um abraço, depois de me abraçar carinhosamente ele disse pra mim.
"Já se faz tarde na terra esse nego véio vai embora, pede pra minino tabaquero toca ponto pra esse veio se arretira."
E assim ele se foi, deixando no meu coração essas palavras de carinho e fé.

Savará o Preto Velho!!!!
Adorei as Almas!!!!

Um abraço fraterno

Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda