A Quaresma e o Umbandista


O que quer dizer Quaresma?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

Acima postei o sentido da Quaresma para o católico.

Na minha opinião não existe motivos para se guardar a Quaresma entre nós Umbandistas, pois temos nossos próprios ritos e costumes.

Talvez nas casas com uma influência católica um pouco mais forte ainda se adote alguns costumes católicos em sua liturgia.

Eu acredito que o motivo de muitas casas pararem nessa época é porque coincide com o carnaval, uma época em que vibrações mais densas "estão no ar", devido ao abuso do sexo, álcool, e até mesmo de drogas.

Mas penso que se houver um preparo sério e vigilante dos médiuns pode se desenvolver trabalhos muito fortes e bons nessa época em especial com nossos guardiões, guardiãs e guardiões mirins que sabem como ninguém trabalhar essa energia.

Um abraço fraterno

Daniel

FONTE SOBRE A QUARESMA CRISTÃ: http://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom esse seu post...
eu concordo contigo, essa é uma pratica católica, para nós umbandistas não faz sentindo essa pratica...

mas sempre a aquele resguardo, como vc comentou, pela baixa energia que ha nesse periodo, por causa do abuso do sexo, do alcool e pricipalmente das drogas, que atualmente ja ha um certo uso desenfreado, nesse periodo então nem si fala...

mas é isso...
parabens Daniel pelo
post e obrigado...
abraços

((*WSA*))
Anônimo disse…
Ótimo post meu caro ...
Concordo que a quaresma é uma coisa
do calendário católico mas tbm temos que nos proteger e muito na quaresma, pois é a data que as pessoas se aproveitam para fazer maldades para as pessoas !!!

Abraços Daniel !!!
Anônimo disse…
É verdade, muitos terreiros respeitam a quaresma porque o sincretismo afro-catolico é muito forte e ainda presente em alguns terreiros. Mas esse quadro vem mudando. Muito bom o post. Menin@
Unknown disse…
muito enteressante seu post...
tambem não concordo em para pelos 40 dias..respeitamos os dias de carnaval mas depois voltamos com toda disposição para canalizarmos toda essa energia. em prol da caridade e do amor ao proximo.
abraços e muita luz a vc irmão
Lucas disse…
Gostei muito do texto !
Na época de quresma o terreiro que frequento para sim !
Acredito que seja pela época do caranaval !!

Nunca me interessei em perguntar o porque ( erro meu ), mas vou procurar saber, sendo , como foi mostrado no texto, que essa é uma prática católica !


Muito obrigado Daniel por mais esse texto de aprendizado e sabedoria !

Abração !!!"
Anônimo disse…
Olá irmão!eu sempre estou aq dando uma olhadinha nos textos.
cada tema me faz aprender um pouco mais.por isso obrigado pela sua sabedoria q me faz aprender um pouco mais a cada dia.
PARABÉNS e um forte abraço.
eterna disse…
oi , daniel
prazer conhece lo .
um cheirinho bom de jasmim em ti e nos teus, axé

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

As quartinhas na Umbanda

O Alguidar na Umbanda