Calunga Grande?Calunga Pequena? Qual a diferença???

Quando cheguei a Umbanda, ainda não conhecia muito bem a forma com que os guias se referiam as coisas e locais, quando muito sabia os nomes de alguns Orixás como Oxossi, Yemanjá, Ogum, Xangô.
Um belo dia numa gira de pretos velhos a preta velha que eu estava cambonando dia pra moça da assistência:
"Fia vos mece vai acende essa vela no lado direito do cruzeiro da calunga pequena."
A moça olhou pra preta velha com aquele olha típico de alguém que não entendeu nada do que foi dito, a preta velha docemente olhou pra mim e disse:
"Fio explica pra ela o que a nega mandou ela fazer."
Eu muito sem graça respondi:
"Vó eu sou novo na religião e não conheço muita coisa, só entendi q é pra ela acender a vela que a senhora está dando em algum lugar."
Ela deu uma risada gostosa, que só os pretos velhos sabem dar e me explicou.
"Fio quando a nega fala Calunga Pequena, essa véia fala do lugar onde oceis guarda os morto, e quanto argum guia te falar de Calunga Grande é o mar."
Eu sabia que se eu ficasse tirando dúvidas iria prolongar o atendimento da moça e era dia de casa muito cheia porém eu não ia aguentar voltar pra casa com aquela dúvida na cabeça e perguntei pra vó porque o mar é chamado de Calunga Grande.
Novamente a vovó deu aquela risada gostosa e disse:
"Fio o mar é chamado de Calunga Grande pois um mundaréu di genti morreu nele, no negrero que essa nega veio morreu muito nego duenti e os feitor jogaru tudo nu mar, e tiveru por mortaia o fundo do mar, fora as guerra e os pirata qui mataru muita genti tomem."
E assim eu compreendi, escrevi no papel o que a moça deveria fazer e entreguei pra moça a vela com as explicações.
Me lembro até hoje das doces palavras de Vovó Maria Conga, de quem guardo doces lembranças.

Saravá Vovó Maria Conga
Adorei as Almas

Um abraço fraterno

Daniel


Comentários

Anônimo disse…
somos de uruguay-montevideo , luego de un dia de doctrina donde surgiu una duda en mis hijos, los que preguntaban¿que es la calunga grande y cual la calunga pequeña? les dije la respuesta, luego les aconseje buscaran en internet, ya que los jovenes lo usan mucho, para que se interesen, etc. Asi lo hicieron,cuando encuentran su historia(ente tantas), pero no entendian portugues. Asi que la lei, traduciendo al español. MARAVILLOSO! A POCOS DIAS DE LOS ADORADOS PRETOS BELLOS, NO ES CASUAL, MAI MARIA CONGA LES DA LA RESPUESTA! MUITO BRIGADO! AXE! MAI WILMA DE OGUM (ROFAJO@ADINET.COM.UY)

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda