Solidariedade X Caridade

Caros irmãos e amigos leitores,

Tenho refletido muito sobre essa questão: Solidariedade X Caridade e resolvi escrever este artigo, aproveitando para refletir sobre o tema.

Solidariedade e Caridade são palavras muito próximas, por essa razão fui ao dicionário e procurei os significados das duas palavras para entender o significado semântico dessas palavas.

Solidariedade
sf
(solidário+e+dade) 1 Qualidade de solidário. 2 Estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação, empresa ou de um negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas. 3 Mutualidade de interesses e deveres. 4 Laço ou ligação mútua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras. 5 Dir Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras e cada uma delas por todas. 6 Sociol Condição grupal resultante da comunhão de atitudes e sentimentos, de modo a constituir o grupo unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposição vinda de fora. S. ativa, Dir: solidariedade em que cada um dos credores da mesma obrigação pode exigir do devedor não somente a sua parte da dívida, mas também a dos demais. S. orgânica, Fisiol: relação necessária que se estabelece entre um ato da economia e outro diferente que se produz em ponto muito afastado. S. passiva, Dir: aquela em que cada um dos devedores de um mesmo título responde pela soma total da dívida. S. social: consistência interna de um agregado social; coesão social.


Caridade
sf (lat caritate) 1 Amor de Deus e do próximo. 2 Benevolência, bondade, bom coração, compaixão. 3 Beneficência, esmola. 4 Bolo de farinha de trigo, manteiga, açúcar e ovos.

Bem, tendo em vista o significado real das duas palavras vemos que elas possuem significados muito próximos mas bem diferentes.

Assim sendo em minha opinião nós devemos ser muito mais solidários que caridosos, principalmente solidários entre nós, irmãos Umbandistas que somos.

Pelo que entendi ser caridoso é ser benevolente, ter bom coração, compaixão, atributos esses, que nós que somos pessoas esclarecidas e espiritualizadas devemos SEMPRE ter em nós, entretanto o dicionário nos trás como significado de esmola para caridade, ou seja, uma ajuda momentânea, será que é isso que buscamos para nós e para nossos assistentes? Esmola?

Há que se refletir.

Um abraço fraterno

Daniel

Comentários

Marta Eliane disse…
Muito bom! Se me permitir gostaria de postar no meu blog! Axé!
paidanieldexango disse…
Marta, pode publicar sim, basta citar a autoria e a fonte.

Abraço fraterno.

Daniel

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda