Ponto Riscado


Salve, salve Galerinha do Bem!!!


Hoje quero falar sobre um assunto que todo umbandista ou frequentador com toda certeza já viu em algum terreiro por onde já passou e certamente tem dúvidas que é o ponto riscado.  
O ponto riscado é um conjunto de símbolos    que   identificam   a entidade que o riscou que através dele faz suas firmezas e atua, de acordo com os símbolos riscados, conforme a necessidade do guia ele pode acrescentar um símbolo a mais em seu ponto riscado para buscar a energia ou vibração que precisa para o atendimento naquele dia.


É importante que os médiuns iniciantes compreendam que os pontos riscados são diferentes de uma entidade para outra. Por mais que em um mesmo terreiro tenham dois Caboclos Tupinambá seus pontos riscados serão diferentes mesmo que existam alguma semelhança em relação aos símbolos empregados pelo fato de pertencerem à mesma falange de espíritos.

À medida em que o médium vai amadurecendo e se mostrando mais preparado para assumir suas responsabilidades como médium incorporante alguns terreiros costumam pedir para que as entidades cuja incorporação está mais firme risquem seus pontos riscados para que sejam confirmadas e assim possam iniciar seus trabalhos junto a seu médium.

A forma mais comum de vermos os pontos riscado é como vocês podem observar nas imagens que ilustram este texto, entretanto, de acordo com a doutrina que a casa onde o médium se desenvolve outros símbolos podem ser utilizados ao riscar um ponto. Observem a imagem à esquerda. 

Meu conselho aos médiuns iniciantes é que não fiquem pesquisando o ponto riscado de seus guias na internet para que não fiquem sugestionados quando chegar a hora de seus guias riscarem seus pontos. 

Confiem neles e permita que risquem com liberdade seu ponto riscado. Alguns irmãos de fé costumam falar que o ponto riscado é a assinatura, a digital da entidade. E como não existem digitais iguais não tem porque sofrer por antecipação, não é?

Espero ter ajudado aos irmãozinhos em início de caminhada. Estou a disposição para conversar e ajudar no que for possível em relação a suas dúvidas.

Um abraço fraterno.


Pai Daniel 
O Japa Umbandista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda