Defumação
Salve, salve, Galerinha do Bem!!!

Com certeza uma das coisas que marca toda pessoa que chega a um terreiro de Umbanda é o inconfundível perfume da defumação que é feita no terreiro antes do trabalho para preparar o ambiente para os atendimentos. As ervas que se utilizam podem variar de casa para casa mas em geral se pode usar: alecrim, manjericão, arruda, guiné, alfazema, benjoim, incenso entre outras ervas.
Todo médium umbandista aprende logo que é aceito em uma corrente mediúnica de um terreiro que é importante fazer seu banho de ervas antes de ir para o terreiro em dia de função, pois o poder das ervas aliado ao poder da água já faz uma primeira limpeza do corpo espiritual preparando-o para os atendimentos. Falarei melhor sobre o banho de ervas em outra oportunidade para não perder o foco deste texto.
Quando vamos fazer uma mistura de ervas para defumação devemos tomar cuidado ao escolher as ervas para não colocar ervas tóxicas que possam causar problemas, pois, em geral, os terreiros estão instalados em ambientes fechados e mesmo com portas e janelas abertas a fumaça pode demorar a se dissipar podendo gerar problemas.
Um boa defumação necessita de um braseiro bem vivo para que não se corra o risco de apagar antes de defumar todo o terreiro e assistência e queime toda erva colocada para queimar. As ervas devem estar completamente secas para queimar totalmente, do contrário, as ervas apenas vão desidratar e chamuscar sem liberar a fumaça necessária para a defumação.

Espero ter ajudado um pouco aos irmãozinhos iniciantes com este texto.
Um abraço fraterno.
Pai Daniel
O Japa Umbandista
Comentários