Defumação


Salve, salve, Galerinha do Bem!!!

Hoje quero falar de um fundamento muito importante que é a defumação. A defumação é um ritual de purificação do corpo físico e espiritual feita através da queima de ervas secas, que além da limpeza dos corpos físico e espiritual pode ter função de acalmar, trazer prosperidade, entre outras funções dependendo das ervas que se utiliza.

Com certeza uma das coisas que marca toda pessoa que chega a um terreiro de Umbanda é o inconfundível perfume da defumação que é feita no terreiro antes do trabalho para preparar o ambiente para os atendimentos. As ervas que se utilizam podem variar de casa para casa mas em geral se pode usar: alecrim, manjericão, arruda, guiné, alfazema, benjoim, incenso entre outras ervas.

Todo médium umbandista aprende logo que é aceito em uma corrente mediúnica de um terreiro que é importante fazer seu banho de ervas antes de ir para o terreiro em dia de função, pois o poder das ervas aliado ao poder da água já faz uma primeira limpeza do corpo espiritual preparando-o para os atendimentos. Falarei melhor sobre o banho de ervas em outra oportunidade para não perder o foco deste texto.

Quando vamos fazer uma mistura de ervas para defumação devemos tomar cuidado ao escolher as ervas para não colocar ervas tóxicas que possam causar problemas, pois, em geral, os terreiros estão instalados em ambientes fechados e mesmo com portas e janelas abertas a fumaça pode demorar a se dissipar podendo gerar problemas.

Um boa defumação necessita de um braseiro bem vivo para que não se corra o risco de apagar antes de defumar todo o terreiro e assistência e queime toda erva colocada para queimar. As ervas devem estar completamente secas para queimar totalmente, do contrário, as ervas apenas vão desidratar e chamuscar sem liberar a fumaça necessária para a defumação.


É importante conhecer as ervas e suas propriedades e isso se aprende no dia a dia do terreiro com nosso Pai ou Mãe no Santo e nossos mais velhos, por isso é importante ter humildade e sentar para escutar o que eles tem para nos dizer e ensinar bem diz um ditado que ouço muito no meio do povo de axé "aquele que nunca sentou para aprender não pode se levantar para ensinar". Toda erva que utilizamos de forma ritualística está vinculada a um determinado Orixá e tem suas propriedades, por isso quando sentir que precisa fazer uma defumação em sua casa procure seus dirigentes ou seus mais velhos e peça orientação para não ter problemas mais tarde.


Espero ter ajudado um pouco aos irmãozinhos iniciantes com este texto.


Um abraço fraterno.



Pai Daniel 
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda