Pemba ≠ Efun



Salve, salve Galerinha do bem!!!

Hoje quero falar sobre a diferença de Pemba e Efun.

Pemba é uma espécie de giz calcário largamente utilizado na Umbanda para riscar os pontos de entidades de trabalho, fazer cruzamentos, pós, etc. A pemba tem um formato elíptico e pode ser de diversas cores sendo a mais utilizada a cor branca.

A pemba na Umbanda tem uma função ritualística muito importante ela é amplamente utilizada na rotina litúrgica de um terreiro. Ela pode ser utilizada ralada em pó para cruzamento do terreiro no início das giras. É utilizada também como instrumento de escrita para as cerimônias de confirmação de guias onde riscam seu ponto riscado, dão nome e são coroados para o trabalho de atendimento ao público

O efun é um mineral conhecido também como tabatinga que é encontrada no leito dos rios, no passado foi utilizada como tempero semelhante ao sal é muito usado no Candomblé na iniciação de seus aspirantes misturada a água para fazer pinturas específicas para cada Orixá.

É encontrado na forma de "parafuso" como na imagem ao lado ou em formato de "bola" ambos são utilizados para o mesmo fim.

A pessoa responsável pela pintura dos iniciados é a Iyá Efun a qual detem o conhecimento necessário para fazer a pintura correta para cada Orixá no momento propício onde além do efun se usa o waji e o osun.

Nas cerimonias de iniciação o neófito recebe pinturas no ori e por todo o corpo como forma de
purificação e proteção para propiciar um contato mais próximo dos ancestrais durante todo o período de iniciação que é um período de renascimento em que se morre para a vida mundana e se renasce para o sagrado.

Após esse período o iniciado assume um novo nome, uma nova família, nova cultura e costumes que deverão ser amados e honrados pelo resto de seus dias no ayê.


Espero ter explicado um pouco a diferença de uso da pemba e do efum. Quero ressaltar que não sou grande conhecedor do Candomblé e, portanto, posso ter cometido algum erro de interpretação do que observo e do já li sobre o assunto e estou aberto a aprender e corrigir algum erro cometido neste texto.

Meu Mokoiu aos mais velhos.


Um abraço fraterno.



Pai Daniel
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda