Honrar seu Pai ou Mãe no Santo e sua raiz.


Salve, Salve, galerinha do bem!!!

Tudo belezinha?

Na Umbanda pela diversidade de ritos e doutrinas há certos costumes que só aprendemos a dar valor depois que por algum motivo mudamos de asè ou, como dizemos, trocamos nossas águas e vamos para uma nova casa com novas regras e costumes.

A troca de bençãos é uma delas. Você deve estar se perguntando: "Troca de bençãos? Imagine! Quem sou eu para abençoar meu Pai ou meus mais velhos?". Aí eu lhe digo quando se troca bençãos não somos nós quem abençoa, mas nossos Orixás. Sendo assim é uma troca o Orixá da pessoa a quem pedimos benção nos abençoa e o seu Orixá abençoa a pessoa cujo Orixá te abençoou.

Mas não é isso que me moveu a escrever esse texto. Certamente você sabe que o meio do asè é pequeno onde é muito comum os dirigentes espirituais se conhecerem ainda que apenas de nome, portante muito cuidado com o que faz e com o que fala religiosamente, pois você leva a todo o tempo o nome de seu Pai ou Mãe no santo e de sua raiz.

Tenho observado na internet, em especial nas redes sociais, muitos comentários sobre filhos de santo que saem de seus asès e vão aprontar na casa alheia arrastando o nome de seu Pai ou Mãe na lama. Já ouvi também esse tipo de comentários em terreiros. 

Muito cuidado com o que você faz. Porte-se na casa alheia como você aprendeu que deve se portar utilizando o seu rumbê (educação de terreiro) para engrandecer o nome de seu Pai ou Mãe para que não lhe apontem digam "Lá vai fulano filho de Pai X viu que absurdo?"

Outro ponto importante é não usar o nome de seu Pai ou Mãe para obterem vantagens pessoais ou tratamentos diferenciados. Se você deseja conhecer ou visitar uma casa de asè PRIMEIRO PEÇA PERMISSÃO, caso lhe seja autorizado, vá e saiba se comportar.

Para ser respeitado é preciso respeitar.


Um abraço fraterno


Pai Daniel
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda