Imagens na Umbanda - Idolatria ou não?
Salve, salve, Galerinha do bem!!!
Em função dos constantes ataques de radicais cristãos a terreiros de Umbanda e Candomblé resolvi escrever sobre um dos motivos que levam essas pessoas a atacar terreiros e muitas vezes até nos agredir em via pública que é a Idolatria.
Será que o Umbandista e o Candomblecista são realmente idólatras?
Pois eu afirmo com 100% de convicção de que não somos idólatras!
Nossos Orixás não são as imagens vendidas em gesso, madeira ou resina, que comumente encontramos nas lojas de artigos religiosos. Quando colocamos imagens em nossos altares sabemos que são apenas uma representação simbólica do todo que representa nossos Orixás ou Guias.
Nós louvamos nossos Orixás enquanto forças da natureza, individualizações do Todo que alguns chamam de Deus outros de Olorum, Nzambi, Olodumare etc. O mesmo pensamento se aplica às imagens de nossos guias. Temos plena consciência de que uma estatueta de gesso, madeira ou resina não é o guia mas tão somente uma representação dele.
Segundo o Dicionário Michaelis idolatria significa "Ação de cultuar ídolos; o culto que se faz aos ídolos.", sendo assim, nós Umbandistas e Candomblecistas não somos, nunca fomos e nunca seremos idólatras como muitas pessoas que desconhecem a Umbanda e o Candomblé adoram afirmar erroneamente.
As imagens foram introduzidas no culto umbandista como forma de tornar mais tranquila a experiência de pessoas que vinham pela primeira vez a um terreiro de Umbanda. Em função dos impropérios que pessoas ignorantes espalham a torto e a direito a maior parte das pessoas que chegam em nossos terreiros esperam encontrar algo demoníaco e ao se deparar com imagens de santos católicos, em alguns terreiros até de anjos, esse impacto é suavizado mostrando ao visitante o que é a Umbanda verdadeiramente.
Fica então meu abraço fraterno.
Pai Daniel
O Japa Umbanista


Comentários
"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:3-4
Não venha com proselitismo,hipocrisia, aceite q são idólatras e ponto final.
Não acredito no seu Deus, não acredito em seu livro sagrado, no entanto não saio por aí ofendendo vocês que dizem seguir os ensinamentos de Cristo.
Se não estiver errado o maior mandamento é Amai ao próximo como a ti mesmo assim como eu vos amei.
Se Cristo não julgou Madalena que era prostituta quem é você para me julgar. Vocês cristãos que não são capazes de respeitar a fé alheia não passam de farizeus ou vendilhões do templo.
Se você acredita que ele é o caminho, a verdade e a vida, o é para você, não pra mim.
Moisés na libertação do povo do Egito, construiu junto com alguns amigos seus seguidores, a arca da aliança, para que o povo de Israel acreditasse em algo em que eles pudessem ver com os olhos e firmar sua fé. Hoje em dia arca da aliança nem é citada. A umbanda precisa mostrar a seus seguidores que não é maís necessário tal uso de imagens. Sabendo que a espiritualidade, os guias atuam dentro de nós. E que não estamos mais no tempo da escravidão e serviência para continuar com o uso delas.
Conhecereis a verdade, e a verdade voz libertará. Disse Jesus. Não a verdade que você quer, mas aquela embasada por conhecimento e estudo. Não porque você leu uma bíblia que foi modificada pelo homem a mais de 3.200 anos atrás , quando Moisés nos trouxe os 10 mandamentos, que por sinal também foram modificados. Então amigo busque informações para poder dialogar e debater com dignidade. Não com fanatismo religioso mas com informações coerentes.
No entanto, penso que para muitas pessoas ainda têm a necessidade de algo palpável, concreto, em que acreditar. Talvez com o passar do tempo e o esclarecimento dessas pessoas essa necessidade diminua.
Acredito que uma vela branca e um copo com água podem fazer grandes realizações.