Saúde e Espiritualidade

Salve, salve, Galerinha do bem!!!


Hoje venho falar sobre um assunto muito importante para qualquer pessoa seja qual for a sua religião, esse assunto é a saúde. Tenho observado que atualmente as pessoas andam cada vez mais doentes seja acometidas por um resfriado ou por doenças mais agressivas como o câncer e isso tem me preocupado bastante.

Tenho aprendido ao longo de meus 19 anos de santo que para doar algo para as pessoas que nos procuram, em primeiro lugar, devemos estar bem! Pense! Adiantaria alguma coisa doar a quem passa frio um cobertor todo furado, rasgado? Não! Então precisamos estar saudáveis para poder ajudar alguém é por essa razão que resolvi escrever este texto.

No Brasil temos o péssimo hábito da automedicação, eu me incluo nisso, ao primeiro sinal de dor de cabeça corremos em nossa "farmacinha" caseira e tomamos uma dipirona ou um paracetamol para aliviar momentaneamente nosso desconforto. Isso é errado! A dor de cabeça e a febre são sintomas de patologias mais graves e que devem ser investigadas por um médico para que não evoluam para algo mais grave.
Outra postura também muito comum entre nós que militamos nas searas espíritas ou espiritualistas é deixar tudo nas mãos do Plano Espiritual, ou seja, deixar que tudo seja resolvido pelos médicos espirituais como os da Corrente de Bezerra de Menezes, nas mãos de Caboclos com seus banhos unguentos e beberagens ou ainda nas mãos dos sabios pretos-velhos com seus chás, rezas e benzimentos.

É importante ter o discernimento que nem tudo é obsessão, que nem tudo é macumba. Nesse contexto a expressão "a Cezar o que é de Cezar" é totalmente coerente! O que é de origem espiritual deve ser tratado pelo espiritual, afinal sabemos que muitas doenças acabam se manifestando fisicamente após muito tempo somatizando no campo espiritual, entretanto, outras tantas doenças são causadas por vetores biológicos ou físicos.


Também devemos ter em mente que nosso corpo é o templo sagrado onde habita nosso Orixá, que é um dos nossos bens mais preciosos, e como tal devem viver em um templo em condições de se habitar, ou seja, em um corpo saudável.

Hoje uma doença que vem acometendo grande parte da população brasileira, principalmente, depois que o poder aquisitivo da parcela mais pobre da população mudou (porque melhorar não melhorou), vem aumentando assustadoramente é a obesidade, principalmente entre as crianças. A obesidade é a porta de entrada para muitas outras doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão as quais podem trazer graves complicações se não acompanhadas e tratadas adequadamente.

Bom galerinha do bem esse é o meu alerta e o chamado para reflexão. Não devemos fanatizar como outros religiosos que acreditam que tudo pode ser curado pela providência divina, ela ajuda, desde que façamos nossa parte!!!

Mente sã e corpo são! Essa é a equação mágica para o médium realizar um excelente trabalho em uma gira maravilhosa, cheia de axé!!!

Um abraço fraterno.


Pai Daniel 
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda