Luxo ou vaidade?


Caros irmãos,

Hoje quero abordar um tema um tanto quanto polêmico que é a questão do luxo X vaidade.

É extremamente normal querermos dar o melhor para nossos Orixás e guias por uma única e simples razão. Nós os amamos. Sendo assim queremos que estejam no salão com as melhores roupas, os fios mais bonitos. Mas até onde vai o amor e onde começa a vaidade?

Querer ver o Orixá dançar no salão vestido com rechelieu ou brocados, portando um lindíssimo fio de muranos é lindo de se ver até o momento em que ouvimos alguns comentários extremamente desnecessários que deixam claro uma "competição" para ver quem tem o Orixá mais bonito.

Isso é muito triste de se ver e ouvir pois, o Orixá é força viva da natureza, do Criador, e não um ser que você enfeita para sua realização pessoal. Tenho certeza que quando o Orixá "ouve" uma coisa dessas ele se entristece, pois ele não passa para os filhos que fazem esse tipo de comentário ou pensam dessa forma de um objeto de ostentação.

Vale ressaltar que em sua essência nossos Orixás para dançar no barracão não precisam de panos luxuosos precisam apenas do corpo de seu filho bem preparado, coração aberto e preceitos respeitados.

Quero deixar claro que cada axé sabe como educar e formar seus neófitos mas acho importante colocar minha opinião sobre o assunto pois já presenciei algumas discussões sobre qual Orixá estava mais bonito ou qual Pombogira estava mais chique etc... acho muito triste isso, pois muito mais que a beleza devemos ver o axé que nos trazem nossos Orixás e guias.

Meu abraço fraterno.

Pai Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda