O Valor da Iniciação


Salve, salve, Galerinha do bem!!!



Como falei em meu post anterior estou passando por um momento novo e muito especial de minha caminhada espiritual, estou me iniciando no Candomblé de Angola. Como todo processo iniciático das religiões de matriz africana esse processo possui várias etapas, algumas de conhecimento público outras veladas, restritas aos iniciados de cada casa. 

No candomblé existe um ditado, que eu sempre usei e nunca imaginei vir do Candomblé, que é o seguinte: "Cada casa mexe a sua panela com a colher de pau de recebeu" que quer dizer que cada casa ensina seus mais novos de acordo com o que foi ensinado por seu fundador que aprendeu com seus mais velhos desde tempos imemoriais ainda na Mãe África, antes de serem violentamente trazidos ao Brasil na condição de escravos.

Toda iniciação que recebemos deixa marcas em nós. Deixa marcas na memória, no corpo espiritual, algumas deixam marcas também no corpo físico, mas a mais importante é a marca deixada no coração. Infelizmente nos cultos de matriz africana a maioria das iniciações se dá através da dor e não do amor, por escolha própria, isso me deixa triste, pois a marca mais bonita da iniciação é aquela deixada no coração.

Posso dizer com alegria que todas iniciações a que me submeti ao longo de minha vida foram escolhas feitas de livre e espontânea vontade e por amor. Feliz daquele que pode conhecer o poder das iniciações através da força e da energia do amor.

A primeira iniciação que recebi foi a consagração nas artes de interpretação das lâminas do Tarô
Cigano naquela época eu contava apenas com 14 anos de idade e uma mediunidade muito pronunciada, tinha uma intuição muito aguçada e presente. Foi nessa ocasião em que me aproximei mais de meu Cigano Ramon, com quem trabalho até hoje e é um dos guias dos quais não abro mão em minha caminhada espiritual. Fui iniciado usando um baralho idêntico ao da imagem ao lado.

Há alguns anos iniciei uma turma nessa maravilhosa arte que é interpretar as mensagens passadas pelas lâminas do Tarô Cigano e aproximando meus iniciados ainda mais de seus mentores espirituais ciganos. Desejo de todo o coração que todos os clãs espirituais ciganos abençoe a cada um deles onde quer que estejam e espero que estejam utilizando seu conhecimento para o bem pessoal o para o bem das pessoas que lhes procuram.

Minha segunda iniciação foi minha iniciação na Umbanda. Nessa época eu já contava 18 anos de vida e procurei a Umbanda por amos aos meus guias e Orixás. Nada é por acaso. Depois de algum tempo me desenvolvendo, crescendo e trabalhando muito minha mediunidade e fortalecendo o exercício da humildade eu recebi pelas mãos de Mãe Rosangela e do Caboclo Pena Verde a coroação de Pai na Umbanda. Nunca me esqueci daquela manhã chuvosa na mata em que arriamos nossas oferendas e fui surpreendido pelo caboclo com minha coroação. Amor e Respeito eternos ao Caboclo Pena Verde e Mãe Rosangela. Na foto ao lado é Mãe Rosangela e eu em nossa cerimônia de conclusão do Sacerdócio Umbandista no Templo da Luz Azul sob orientação de Pai Claudio.

Também fui iniciado até o nível III do sistema de cura Reiki sistema Usui pelas mãos da querida Reiki Master Maria Angela Chiamenti. Esta iniciação eu ganhei de presente de 3 amigas muito queridas que por força do destino perdi contato mas sou muito grato, são elas Sônia Leme, Sônia Leite e Andrea Bordenalli. O próximo passo, que espero dar em breve, é me tornar Reiki Master também e poder apresentar essa fantástica técnica de cura e autoconhecimento que é o Reiki.

Minha próxima iniciação, que acredito não será a última, pois estamos constantemente aprendendo, crescendo, evoluindo será no Candomblé de Angola pelo Tat'etu diá Nkisi Marcelo no mês de julho, período em que estarei afastado aqui do blog, mas prometo voltar em breve com mais textos sobre a Cultura e Religiosidade afrobrasileira.

Estou super atarefado com os preparativos e compras para a iniciação, por isso tenho postado muito pouco aqui no blog. Confesso que também tenho um pouco de ansiedade e nervosismo, pois desconheço os rituais pelos quais passarei, pelo fato de só os iniciados poderem conhecê-los.


Meu abraço fraterno.



Daniel
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda