Saúde e Espiritualidade


Salve, salve, Galerinha do Bem!!!



Hoje quero falar com vocês sobre a importância de cuidar de dois bens preciosos que possuímos e muitas vezes só nos damos conta quando o perdemos que são a saúde e nosso corpo físico. Com a vida atribulada e repleta de preocupações, problemas muitas vezes nosso corpo dá sinais de que algo não vai bem e na maioria das vezes não damos atenção a esses sinais ou não sabemos interpretá-los e deixamos passar e muitas vezes quando nos damos conta o problema de saúde já está estabelecido.

De certo já ouviram falar ao menos uma vez que nosso corpo é uma máquina muito complexa da qual devemos cuidar muito bem. Como toda máquina para funcionar é necessário que tenha uma fonte de energia para acionar seus motores, mecanismos e engrenagens, pois do contrário nada acontecerá. Assim é com nosso corpo. É necessário manter uma dieta saudável e balanceada para que todas as funções vitais possam ser mantidas sem sobrecarregar nossos órgãos.

E como toda máquina nosso corpo necessita de manutenção! Sim manutenção! Você deve estar se perguntando como é possível fazer a manutenção do corpo humano. Essa manutenção começa com os cuidados com a higiene pessoal, muitas doenças ocorrem por conta da falta de higiene pessoal, como as verminoses, hábitos simples como lavar as mãos antes de se alimentar ou manipular alimentos pode eliminar ou reduzir drasticamente o risco de contrair esse tipo de mal.

Outras formas de se fazer a manutenção periódica de nosso corpo físico é fazer visitas periódicas ao médico e ao dentista para a realização de exames de rotina através dos quais será possível identificar em tempo hábil para tratamento a pré existência ou risco de desenvolver doenças graves ou crônicas como o câncer de próstata ou de mama.

O Câncer de próstata é talvez um dos tipos de câncer que mais mata homens por conta do preconceito idiota com o relação ao exame de toque da próstata, que segundo alguns médicos ainda é o exame mais eficaz para avaliar o estado de saúde da próstata. No caso das mulheres a falta de informação em relação à prevenção do câncer de mama ou a falta de acesso a exames importantes para o diagnóstico como a mamografia na rede pública ainda são os grandes vilões para o surgimento desse tipo de doença.

No entanto é preciso usar um versículo bíblico que é muito sábio que diz: "A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus". Trazendo essa sábia oração para o contexto deste artigo podemos inferir que há problemas de saúde que os médicos da terra devem cuidar e a outros tantos que só o sagrado pode ajudar.

Apesar disso tenho percebido constantemente que a maioria das pessoas que comparecem às nossas giras com problemas de saúde ou sequer procuraram o médico ou abandonaram o tratamento no meio do caminho alegando não perceber melhoras.

Aprendi com meus guias que o tratamento espiritual deve andar junto com o tratamento médico. Um não substitui ou invalida o outro são complementares, mas é claro que há casos em que o problema de saúde é absolutamente espiritual pois trata-se da somatização de vários problemas de ordem espiritual que conseguiram atingir o corpo físico que para serem debelados necessitam, obrigatoriamente, de tratamento espiritual.

Alguns casos de obssessão mais graves podem fazer com que o obssediado sinta as dores, o mau estar e sensações físicas que o espírito obssessor sentia quando em vida é por essa razão que muitas vezes médicos fazem dezenas de exames clínicos e laboratoriais e não encontram a causa ou o diagnóstico para a queixa de seus pacientes, médicos mais espiritualizados indicarão ao paciente buscar ajuda espiritual do contrário indicarão outras especialidades médicas para poder avaliar o caso com mais profundidade ou ter uma segunda opinião.

Uma forma de minimizar boa parte dos problemas de saúde é ter tempo para fazer higiene mental! Sim, higiene mental! Ter um tempo para fazer algo que gosta, para aliviaras tensões do dia a dia seja fazendo artesanato, cantando, dançando, ou até fazendo um esporte radical uma luta. Ter uma válvula de escape é fundamental para sobreviver às tensões do mundo em que vivemos atualmente.

Pense nisso!!!

Meu abraço fraterno a todos!!!



Pai Daniel
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda