Identidade de gênero e Religião

Caros irmãos blogueiros,

Tenho falado bastante sobre nossa religião umbandista, religiosidade e espiritualidade e hoje navegando pelo Orkut, rede de relacionamentos na internet, me dei conta de que ainda não abordei o tema identidade de gênero e religião aqui no blog.

Esse tema costuma gerar muita polêmica em qualquer forum de discussão ou debate, porém irei expressar meu entendimento sobre o assunto, pautado nos ensinamentos que tenho recebido da espiritualidade através das entidades que trabalham todas as giras através de mim.

Muitas pessoas, acredito, em virtude de uma educação repressora e machista, vêem a identidadede gênero como algo sujo e imoral. Mas como algo que é natural do ser humano pode ser sujo ou imoral? Como o ato que gera a vida pode ser considerado dessa maneira? A identidade de gênero quando vivida dentro de parâmetros morais, com amor, equilíbrio é algo sadio, uma forma de se expressar o amor e do desejo que sentimos por nosso parceiro(a).

Quando o assunto sexualidade esbarra no tema homossexualidade ou homoafetividade a coisa complica de vez. Acho engraçado quando ouço as pessoas dizerem que acham nojentos dois homens ou duas mulheres se beijando. O engraçado é que algumas mães dão um selinho nas filhas para cumprimentar ou para se despedir. Duas mulheres se beijarem não pode, mas mãe dar selinho em filha pode?

O que sempre ouço de meus guias em especial meu preto velho é que devo saber separar o religioso do pessoal e do profano. Que terreiro é o lugar para onde vou para louvar ao Pai Criador, seus Orixás e aos Guias e não para extravasar recalques que ficam reprimidos dentro de mim.

Independente de ser hetero, homo ou bi nossa conduta dentro do espaço religioso ou quando falamos em nome da religião que professamos deve ser sempre baseada no respeito e amor a Deus.

Esse é o meu ponto de vista sobre o tema e a forma pela qual me conduzo quando estou no ambiente religioso ou quando falo em nome da religião para outras pessoas.

Abraço fraterno.

D A N I E L

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda