Meu compadre Zé Pilintra.

Meus caros amigos e irmãos blogueiros,

Semana passada como de costume me preparava para a gira na casa de uma amiga muito querida, foi um dia memorável e especial, ao menos para mim, pois foi homenagem a Pai Obaluayê e teria sido gira de pretos velhos.

Pouco antes da gira meu compadre Zé Pilintra se aproxima e diz: "leva minha guia" repetidas vezes, eu costumo ser muito teimoso, mas dessa vez obedeci sem questionar e coloquei sua guia na bolsa e fui trabalhar.

Depois de me trocar separar e colocar as guias adentro ao espaço do terreiro e vejo a mesa posta para uma gira de baianos, ai pensei, está explicado porque o compadre pediu sua guia.

Foi uma gira maravilhosa em que o compadre com toda sua sabedoria aconselhou e orientou muita gente.

Aí chegamos ao meu objetivo neste artigo, quem é Zé Pilintra? Zé Pilintra é Exú?

Zé Pilintra é uma entidade muito querida no meio umbandista, faz parte da linha dos malandros, porém não pertence à Umbanda, isso mesmo!!! Ele não pertence à Umbanda!!!

Zé Pilintra é um grande mestre Juremeiro, que por encontrar correspondência no culto Umbandista, vem em nossas giras trabalhar e fazer sua caridade.

Bem acho que também já esclareci outro ponto. Zé Pilintra não é Exu.

Seu Zé, como é carinhosamente chamado por muitos, transita entre as linhas de Umbanda podendo se manifestar em qualquer trabalho, quando dele se precisar. Assim ele pode tanto se apresentar na direita como na esquerda conforme a necessidade do momento.

Esse é um homem alegre e de bom coração sempre disposto a ajudar a quem precisa e merece, mas é rigoroso com quem não merece.

Bem esse é meu compadre Zé Pilintra.

Que nosso Pai Oxalá sempre te ilumine Seu Zé!!!

Saravá Zé Pilintra!!! Salve a Malandragem!!!

A vocês irmãos e irmãs, o meu saravá fraterno.

D A N I E L

Comentários

Unknown disse…
zé pilintra, eo tamtém conheço sempre estou frequentanto casa di Ubanda seo zé é padrinhoo do meo namorado, considero muito ele.
orixa respeitado. sauve ao zé pilintra...
(Elayne)...

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda