Pai e Mãe de Cabeça? Será Ogum e Yemanjá ou Será Oxóssi e Oxum? Eis a questão!!!

Quem são meus pais de cabeça? Eis a pergunta que todo médium iniciate faz ao sacerdote responsável por ele, logo que começa sua vida como médium umbandista.

Eu mesmo, quando iniciei, vivia curioso, me perguntanto, analisando arquétipos e mais arquétipos, físicos e psicológios dos Orixás que cultuamos dentro da doutrina que sigo, sem nunca chegar a uma conclusão.

Pensei num dado momento será Omulú com Iansã? Será Ogum com Nanã e várias combinações se formaram em minha cabeça sem nunca chegar a uma conclusão.

Até que um dia eu me ajoelhei aos pés da preta velha que comandava o terreiro que frequentei durante muitos anos e perguntei:

Daniel: "Vó, quem são meus pais de  cabeça? Preciso saber para mandar fazer as guias."

Vó: "Fio num carece di sabe nesse mumento quem são seus pai de cabeça, ocê precisa primeru aprende a amar todos da mema manera pra dispois saber quem manda na sua coroa. E dispois num há mió guia que o coração limpo e verdadeiro, faça do seu a sua guia."

Muito envergonhado diante da lição de muita sabedoria dada pela preta velha agradeci, pedi a benção e saí refletindo sobre esse assunto.

Resolvi falar um pouco sobre esse assunto aqui no blog, porque tenho visto muitas discussões no orkut sobre esse tema, sem levar a um consenso.

Em geral a questão gira sobre a pergunta "qual é o método correto para se identificar os Orixás da coroa de um filho de fé?"

Aí as respostas são as mais variadas uns dizem que é através dos búzios, outros através dos obís, outros falam que é através do amaci entre outras.

Sem desrespeitar nenhuma forma de culto na minha visão a maneira correta é quando o médium já maduro e preparado para atendimento faz o preparo para a coroação momento em que serão chamados seus Guias de Frente e Chefe de coroa, sendo esse último o responsável por apontar quem é o casal regente da coroa desse filho.

Oras se é Guia Chefe de Coroa este sabe melhor do que ninguém quem é o Pai e a Mãe Orixá que rege a coroa de seu filho.

Haja vista que se vc for em 3 Pais de Santo e perguntar sua coroa aos búzios, obís ou coisa que o valha, você certamente terá 3 respostas diferentes. É só lembrar da famosa teoria das probabilidades e verá que é muito difícil você conseguir 3 respostas idênticas no jogo.

Vocês devem estar me achando erége ou coisa pior, mas aí lhes digo, se espiritualidade fosse algo redondinho do tipo receita de bolo porque teríamos tantas religiões e mais porque dentro do culto africano haveriam tantas variantes? 

Caso realmente fosse assim tão simples uma única religião universal supriria aos anseios de todos. Uma não desabona ou anula a outra, pelo contrário, cada um em seu momento evolutivo encontra a religião que vai lhe aquecer o coração e responder as suas indagações.

Voltando à questão dos Orixás Pais e Mães de cabeça me lembrei de uma passagem que certa vez um amigo me contou.

Uma noite dessas um caboclo chefe de um terreiro, já muito oborrecido com os questionamentos de seus filhos quanto aos pais de cabeça pegou filho por filho, mandou que olhasse para o altar e escolhesse um pai e uma mãe Orixá ali representados. cada um escolheu os que mais lhe agradavam. Então o caboclo disse a todos a partir de hoje esses são seus pais e mães de cabeça" e assim todos entenderam o que o caboclo quiz dizer e cessaram as perguntas.

Hoje quando sou indagado quanto a meu Pai e minha Mãe de cabeça costumo responder que sou filho de Deus em primeiro lugar e depois que sou em essência filho de todos os Orixás, os que me assumiram pra essa encadernação são um detalhe que só faz diferença na minha história.
Espero que todos tenham gostado do artigo.


Abraço fraterno.


D A N I E L

Comentários

danielly disse…
Belas palavras Daniel parabéns!
Anônimo disse…
Eu também era assim igual você sempre curioso e procurando na internet até que um dia eu perguntei pro preto velho e ele me disse que era ogum e iemanja,mas não me disse qual era o ogum

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda