Mensagem de Fim de Ano

Fim de ano, mais uma vez nos aproximamos de mais um final de ciclo.

Como todo ano essa época é marcada como uma época em que o consumismo ganha cada vez mais espaço. Cada vez mais adultos e crianças se preocupam com os presentes que vão dar e receber ou com o que irão preparar de quitutes e guloseimas para a ceia de natal e ano novo.

Não quero parecer hipócrita nem demagogo, pois não sou católico nem cristão, mas a figura do Natal perdeu o seu significado que foi o nascimento do Messias, daquele que livraria a humanidade de seus pecados e a conduziria rumo a uma nova consciência.

Hoje o Natal para boa parte das pessoas é uma data para troca de presentes, não passa disso, o significado de fé, renovação das esperanças e de boas novas se perdeu.

O rito de passagem de ano é repleto de crendices e regado a muita bebida e comida, mas será que a passagem de ano se resume a essas coisas?

Existem diversas simpatias para se trazer sorte no ano vindouro tais como comer lentilhas, romã, uvas, pular 7 ondas e trocar folhas de louro entre outras tantas. Para nós filhos de filhas de santo levar flores brancas, perfumes, espelhos, enfeites, pentes para Mãe Yemanjá.

Mas acredito que nossos amados Pais e Mães Orixás, guias e mentores esperam muito mais de nós, esperam de nós uma reflexão sobre o que fizemos no ano que se encerra, que analisemos os nossos erros a fim de corrigi-los e procurar não repeti-los no ano que se inicia.

Bem esse é um desabafo e uma proposta de reflexão.

Um abraço fraterno.

D A N I E L

Comentários

Clau disse…
Olá,Daniel ! sou a claudete aqui de sorocaba(estou no orkut)sabe me dizer se aqui em sorocaba ja tem algum centro seguindo os ensinamentos do rubens ?
pode me passar o endereço mesmo que seja algum centro de SP, que tenham os trabalhos de sabado ?

obrigada
Clau

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda