O Conceito de Caridade


Salve, salve, Galerinha do bem!!!

Hoje senti vontade de conversar com vocês sobre o real sentido da caridade 

O dicionário nos traz os seguintes significados:  Qualidade moral e espiritual que leva ao amor a Deus e ao próximo. Amor ao próximo, que consiste em ajudar os desvalidos. Ajuda ou donativo que se dá aos pobres; esmola. Compaixão em relação a alguém que se encontra em situação difícil; benevolência. Bolo de farinha de trigo, ovos, açúcar e manteiga.

Muitos terreiros tem projetos sociais onde a prática da caridade é um dos pilares que sustentam estes projetos. Alguns terreiros arrecadam alimentos não perecíveis e  produtos de higiene/limpeza para montar cestas básicas para doar a quem precisa, outros arrecadam fraldas descartáveis e absorventes para doar para orfanatos ou casas de repouso, entre outros tantos projetos.

O que noto, é que para algumas pessoas a prática da caridade acaba quando troca a roupa branca pela roupa civil, tira os fios de contas do pescoço e sai do limite das paredes físicas do terreiro.

Muitos não são capazes de estender a mão a quem precisa dentro da própria casa, da própria família. Não me cabe julgar o contexto familiar de pessoa alguma, cada um sabe de suas mazelas, mas uma ajuda, uma prece não se nega.

É preciso entender que podemos fazer a caridade a todo momento, pois a caridade não se resume a ajuda material, muitas vezes ser um ombro amigo, um bom conselho.

Pemsem nisso!


Abraço fraterno!

Pai Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

As quartinhas na Umbanda

Ponto Riscado