Ave Maria e Pai Nosso na Umbanda, pode?



Salve, salve, Galerinha do bem!!!

Tudo na Paz de nosso Pai Oxalá?


Estive um bom tempo afastado do blog mas na medida do possível buscarei alimentá-lo com novos textos sobre nossa amada Umbanda. O tema que trago hoje foi um questionamento que eu me fazia quando comecei na religião.

Como todo iniciante comecei com pouco ou nenhum conhecimento sobre a Umbanda, mas através do estudo e do contato com os mais velhos na rotina do dia a dia no terreiro aprendi que a Umbanda traz em si o que tem de melhor em algumas regiões como o Catolicismo, o Espiritismo, a Pajelança, os Cultos de Nação, etc.

Por diversas vezes me indaguei se era correto fazer as orações mais conhecidas entre os católicos sendo que eu estava em uma casa umbandista e ao mesmo tempo eu ficava intrigado, pois sobre o altar haviam santos e santas também da fé católica.

Até que um dia em uma palestra muito elucidativa eu compreendi e passei a aceitar melhor a questão das orações Pai Nosso e Ave Maria nas aberturas das giras. O Palestrante disse "religião vem do latim religare" que quer dizer que tem o significado de religação; ele ainda questionou: "você procura uma religião para quê?", para se reencontrar com Deus, se religar a Deus, então, se o Pai Nosso e/ou a Ave Maria cumpre esse papel dentro do seu coração não está errado.
Alguns terreiros também rezam o Credo. Na época em que minha mãe me obrigou a fazer o curso preparatório para a Primeira Eucaristia eu aprendi que o Credo é a confissão de fé cristã católica, dessa forma, acho incoerente fazer esta prece em nossas aberturas, no entanto um irmão umbandista, que me perdoem não me recordo o nome fez uma adaptação do Credo para ser rezado no terreiro fazendo menção a nossos amados orixás.

A questão do sincretismo religioso é um tema que eu já abordei aqui no blog e pretendo gravar um vídeo para meu canal no YouTube.

Se você ainda não conhece visite meu canal (https://www.youtube.com/watch?v=58m-pZdNL0w), se increva, assista os vídeos, deixe seu like, comentários, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de conteúdo.




Espero que tenham gostado.


Abraço fraterno
Pai Daniel de Xango
O Japa Umbandista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda