Pais e Mães de Santo despreparados


Tenho observado com grande preocupação o número crescente de Pais e Mães de Santo Umbandistas abrindo casas religiosas sem o mínimo preparo para isso, muitas vezes sem o que é mais importante, a missão para tal.

Fui coroado Pai dentro de uma doutrina que apregoa o estudo e o conhecimento através da leitura e realização de cursos. Durante muito tempo acreditei que só o conhecimento adquirido através dos estudos seria suficiente para conduzir filhos de santo, mas depois que troquei minhas águas e fui para um terreiro onde o conhecimento se adquiria a cada trabalho, a cada recolhimento para obrigação e nas conversas com meu o Pai de Santo percebi que o conhecimento que se adquire no terreiro é tão importante ou mais importante que aquele adquirido com a leitura.

Mediunidade e fé não são brinquedos! Muitas pessoas procuram nossos terreiros em busca de ajuda, de alguma explicação para os problemas que muitas vezes são provocados por uma mediunidade desequilibrada.

E muitas vezes pela falta de preparo Pais e Mães de Santo colocam médiuns recém chegados à Umbanda para dar atendimento sem antes fazer um desenvolvimento mediúnico adequado para que cada filho de santo, a seu tempo, adquira afinidade com seus guias e confiança para trabalhar com eles. Quando não, mal o filho começa a incorporar uma linha já mandam o guia dar nome, riscar ponto e dar passe! Meus irmãos! Um médium sem a devida firmeza e preparo mediúnico dando atendimento aos nossos assistidos podem fazer com que essas pessoas voltem para casa com dois problemas, aquele que trouxeram mais o provocado pelo médium sem preparo.

Irmão médium iniciante antes de entrar para a corrente mediúnica de um terreiro frequente-o por algum tempo. Avalie se você se sente bem no local, se você se sente bem na presença de seus futuros irmãos e irmãs de santo, se você se sente bem na presença de seu futuro pai ou mãe de santo. Se uma dessas respostas for não, busque outro terreiro.

É fundamental que todos os questionamentos que fiz acima sejam respondidos de forma consciente e com a máxima sinceridade, pois dessa decisão depende um bom desenrolar de sua preparação religiosa dentro da Umbanda. Há muitos terreiros por esse Brasilzão de meu Deus, não tenha pressa em encontrar uma casa para entrar e vestir branco. Vestir branco por vestir em um lugar onde você não se sente bem não tem serventia nem para você, nem para seus guias, tampouco para seus Orixás.

Pense nisso!


Meu abraço fraterno.

Pai Daniel
O Japa Umbandista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda