Por que se usa a gamela de madeira para Xangô?

Meu Saravá fraterno a todos os irmãos de Umbanda e Candomblé que acompanham meu blog em seus momentos de lazer navegando pela internet. Estive um pouco afastado das publicações aqui no blog mas este ano resolvi separar as sextas feiras à noite para estudar e escrever aqui no blog.

Hoje lendo e estudando um pouco sobre as lendas dos Orixás lendo o livro Mirologia dos Orixás de Reginaldo Prandi li uma lenda sobre Xangô Ayrá e Oxalá. Sei que Xangô e Ayrá são dois Orixás diferentes no Candomblé, no entanto, em algums Terreiros Umbandistas Ayrá é uma qualidade de Xangô. Entendido isso espero não ser atacado por puritanistas de plantão, afinal, eu repassarei a lenda na íntegra tal qual li no livro, haja vista eu já ter citado a fonte.

Muito filho de fé umbandista não sabe pq oferenda seu Pai Xangô em uma gamela e não em um alguidar ou em louça como os outros Orixás na lenda que reproduzo à seguir será explicado o porquê desse fundamento. 

Eis a lenda:.

Xangô Ayrá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo às festas que faziam em sua cidade. 
Oxalá era velho e lento, por isso Xangô Ayrá o levava nas costas. 
Quando se aproximavam do destino, viram a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio.
Xangô levou Oxalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio.
E foi de lpa de cima que Xangô avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela, era Oiá!
Era o amalá do Rei que ela preparava!
Xangô não resistiu a tamanha tentação. 
Oiá e amalá! Era demais para sua gulodice, depois de tanto tempo na estrada.
Xangô perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oxalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas.
Oxalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Xangô.
Xangô muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem Oxalá.
Oxalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu.
Mas Oxalá impôs um catigo eterno a Xangô.
Ele que tanto gosta de fatar-se de boa comida. Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Xangô comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos.

Com base nessa lenda sempre que se oferenda o Orixá Xangô se faz em gamelas de madeira. É mais usual usar gamela de madeira oval mas pode-se usar a redonda também. Algumas madeiras utilizadas para fazer as gamelas que se compram nas casas de artigos religiosos acabam pegando broca e ficam todas furadinhas, por isso, a qualidade da madeira influencia na vida útil do utensílio.

Meu abraço fraterno a todos 

DANIEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda