Nossas Crianças

Caros irmãos blogueiros que acompanham meus artigos, esses dias recebi um e-mail de uma lista em que participo que me levou a uma reflexão.

Esse e-mail falava sobre um projeto de uma irmã, sacerdotisa de Umbanda, para trazer nossas crianças para dentro do terreiro dando noções de religiosidade a elas.

Parei para pensar e percebi que na grande maioria dos terreiros não há uma grande preocupação em trazer para junto de nós as nossas crianças, na maioria dos casos os próprios médiuns preferem deixar suas crianças em casa sob a alegação de que suas crianças são agitadas ou não obedecem suas ordens.

Desde março do ano passado tenho trabalhado como professor do curso técnico de secretariado em uma escola técnica do Estado na zona leste de São Paulo, o público com o qual trabalho é predominantemente adolescente e tenho percebido que seja com adolescentes ou com crianças a simples imposição de conceitos ou valores não dá resultados.

Notei que se contextualizarmos os valores e conceitos que queremos passar tanto as crianças quanto nossos adolescentes compreenderão melhor do que se trata a religião e adotarão uma postura mais adequada ao trabalho espiritual realizado.

Acho tão bonito quando vejo nos terreiros crianças de branco ajudando nas giras, pedindo a benção aos caboclos e pretos velhos, isso só é possível porque essas crianças tem, de seus pais, exemplos de religiosidade.

Bem é fato que isso também depende do amadurecimento de cada criança, há crianças que com 5 ou 6 anos já compreendem que estão dentro de uma casa santa, outras só terão esse entendimento quando alcançarem os 13 ou 14 anos, já entrando na adolescência.

De qualquer forma o trabalho de conscientização de nossas crianças e nossos jovens é fundamental para que no futuro tenhamos médiuns que tenham chegado à espiritualidade pelo amor e não pela dor e também para que não corramos o risco de perdê-los para seitas neopentecostais, que sabemos estão sempre a caça de novos asseclas.

Um abraço fraterno a todos.

D A N I E L



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda