Consulta particular na Umbanda. Pode ou não pode?
Salve, salve, Galerinha do bem!!!
Tudo em paz?
O tema que escolhi para o artigo de hoje é bem controverso que é a questão das consultas particulares, se são permitidas ou não. Quero deixar bem claro neste primeiro parágrafo que não sou e nem quero ser o dono da verdade. O que relato aqui é apenas o fruto de minha vivência espiritual na Seara Umbandista de 19 anos.
É muito comum na maioria dos terreiros que todas as consultas com as entidades aconteçam apenas nos dias de gira aberta ao atendimento público em dia e horário determinados e que não se atende fora desse dia e horário preestabelecidos e é normal as pessoas tomarem essa prática como regra, mas na minha vivência percebi que essa regra não se aplica a todas as casas e nem por isso casas que adotam formas de atendimento diferenciadas estão erradas.
Normalmente na maioria das casas seus dirigentes espirituais tem além das obrigações sacerdotais suas obrigações profissionais o que limita bastante a disponibilidade dos mesmos para atender o público fora dos horários de giras públicas o que levou a essa rigidez quanto aos atendimentos.
Porém devemos considerar que há sacerdotes e sacerdotisas que podem se dedicar integralmente aos afazeres religiosos, inclusive, o atendimento ao público com consultas particulares sejam elas oraculares ou com as entidades.
Tendo considerado essas duas situações chego a conclusão que o ditado que sempre escutei e meu exu frequentemente repete "Cada casa vira sua panela com a colher de pau que recebeu" é bem verdadeira, ou seja, cada casa tem suas normas, Leis, e características, portanto, não cabe a pessoas de fora julgar se está correto ou errado.
Acredito que falta respeito e união ao povo de asè o dia em que houver respeito e união entre nós muitos dos problemas que enfrentamos em nosso dia a dia irão, ao menos, diminuir consideravelmente.
Meu abraço fraterno.
Pai Daniel
O Japa Umbandista
Comentários
Axé meu irmão ! muita luz no seu caminho!!