Pretos Velhos


 Salve, salve, galerinha do bem!!!


Ando sumido aqui no blog mas aconteceram algumas coisas que me inspiraram a vir aqui escrever para vocês.

Dia 13 de maio, nós da Umbanda, costumamos homenagear nossos amados Pretos Velhos e Pretas Velhas. Essa data foi escolhida em função de sua simbologia a promulgação da Lei Áurea que instituiu o fim da escravidão no Brasil.

Ontem à noite conversando com meu companheiro ele começou a comentar sobre um vídeo que ele viu em uma rede social de vídeos curtos. Nesse vídeo uma mulher fala sobre sua visão a respeito dos pretos velhos, a qual respeito, porém não aceito.

A primeira coisa a deixar claro neste texto é que nem todo preto velho é africano tampouco velho.

Meus irmãos espírito não tem cor, raça ou idade!!! Portanto, podemos ter na falange espíritos jovens, idosos, orientais, caucasianos, etc!!!

Preto Velho é apenas uma roupagem fluídica que esses espíritos assumem para vir a nossos terreiros fazer seu trabalho de aconselhamento, acolhimento, entre tantas outras coisas que eles fazem por nós durante nossas giras de atendimento público.

Outro ponto que me causou inquietação foi quando ela diz que se tivesse morrido em um cafezal sendo mau tratada ela jamais iria querer voltar ao plano terreno e beber café.

Meus irmãos e irmãs, qualquer espírito que tenha recebido autorização para atuar através da incorporação em seus médiuns, esse espírito, ainda que minimamente, conseguiu superar sentimentos como ódio, ira, rancor, desejo de vingança, amargura.

Outro posicionamento que me causou até certa indignação é o questionamento dela "você pensa que todo preto velho é bonzinho?"

Volto ao ponto qualquer espírito que tenha recebido autorização para atuar através da incorporação em seus médiuns, esse espírito, ainda que minimamente, conseguiu superar sentimentos como ódio, ira, rancor, desejo de vingança, amargura, portanto, não tem por que acreditar que uma preto velho ou uma preta velha tenha em seu coração o desejo de fazer o mal.

Assim como a irmã do vídeo deu a opinião dela sobre o assunto achei que tinha o dever de falar sobre o meu entendimento sobre essa questão. Certamente existirão opiniões e entendimentos divergentes ao meu e isso é normal. O importante é mantermos o respeito uns pelos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua Grande? Lua Pequena?Uma Lua? Ai meu Deus, qual a diferença???

Eu e o Daime

O Alguidar na Umbanda